quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

8. MICROCHIPS

Nosso lema sempre é "prevenção", e como diz um velho ditado "o seguro morreu de velho", então, vale a pena estendermos isso aos nossos pets.
O microchip é um forte aliado de nossos pets. É a maneira mais eficaz e segura de reencontrar o pet no caso de uma indesejável perca.
Pode ser implantado em qualquer cão ou gato independente de tamanho, peso ou raça. Dificilmente ocorre rejeição do microchip pelo organismo do pet, mas pode acontecer.
A implantação do microchip é feita na nuca do pet, não precisa de anestesia, é feita com uma seringa igual de vacina, o microchip durará por toda vida do pet, não precisa de manutenção, nem recarregar bateria, o microchip só é acionado quando nele é passado o leitor de microchips.
É recomendada a implantação do microchip após a data da última vacina múltipla no pet quando filhote, por volta dos 3 meses, após isso não tem restrição de idade.
Quando passado o leitor sobre o microchip, o scanner faz uma varredura do sinal emitido em uma frequência de rádio baixa e o código é mostrado no visor do leitor. O número do microchip encontrado é passado e verificado pela empresa fornecedora do microchip, aonde estará o cadastro feito na compra do microchip com nome, endereço, telefone do responsável pelo pet.
As empresas fornecedoras de microchips mantem um banco de dados com as informações de todos os chips implantados, o que torna fácil e rápida a localização do responsável pelo pet.
No Japão e na Europa é obrigatória a implantação do chip em cães e gatos, com um banco de dados único.
No Brasil não se tem a obrigatoriedade da implantação do chip, sendo assim não temos um banco de dados unificado, logo o responsável pelo pet terá que se cadastrar nos dois maiores bancos de dados do país para poder ter garantida a identificação do seu pet pelo microchip.
Nem todas as clínicas veterinárias possuem o leitor de microchip aqui  no Brasil.
O custo da aquisição e implantação do microchip pode variar entre R$90,00 a R$140,00, dependendo da região. Na cidade de São Paulo o CCZ, Centro de Controle de Zoonoses, oferece o serviço gratuitamente para pets que foram castrados em clínicas conveniadas pela prefeitura.
Vale a pena esclarecer que o microchip não funciona como um GPS para localização do pet, a pessoa que o encontrar precisa levá-lo à uma clínica veterinaria que possua leitor de microchips e acionar o banco de dados para localizar o responsável pelo pet. Mesmo assim, é o metodo mais eficaz e seguro de localizar um pet perdido, pois não tem como o pet perder um microchip.
Para quem está na cidade de São Paulo e se interessar pelo serviço de implantação de microchips no pet:
Endereço: Rua Santa Eulália, 86/Santana
Telefone:3397-8900/ 3397-8967/3397-8956
Horarios: segunda à sexta das 9h00 às 17h00
                sábados das 9h00 às 15h00
                domingos fechado
Dica: se ocorrer de encontrar um pet leve-o a uma clínica veterinária que possua o leitor de microchips para ver se ele tem a implantação e se tiver tudo ficará mais fácil para todos com final feliz!







4 comentários:

  1. Opa do jeito que as coisas estão hoje em dia é o melhor jeito de provar que o filho é seu!!rsrs

    ResponderExcluir
  2. KKK é um teste de DNA para os bebes peludos! ;)

    ResponderExcluir
  3. O convenio do meu dog chipou ele pelo valor da mensalidade, achei otimo!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Acho ótimo,todos deveriam fazer isso,mais infelizmente,e muito dificil alguém se preocupar com seus bichos

    ResponderExcluir