segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

11. ROTEIROS DE BATE E VOLTA: CAPÍTULO I

Um bom jeito de iniciar seu pet a se acostumar com as viagens de carro e motorhome, a se acostumar em sua caixa de transporte para uma futura viagem aérea é  fazendo viagens curtas (ROTERIOS DE BATE E VOLTA).
Toda região tem cidadezinhas próximas interessantes que rendem um bom passeio à toda família, seja praia ou campo seu pet vai adorar estar em companhia de toda a família.
Muitos cães e gatos ficam enjoados ao andar de carro, avião, ônibus... chegam a vomitar! Eca! Mas, isso não precisa ser uma constante na vida do pet, isso tem solução!
Por que o pet passa mal ao viajar? Alguns passam mal pela estimulação que o balanço do carro dá ao ouvido interno causando uma sensação de desequilíbrio, excesso de cera no ouvido do pet também pode ocasionar esta sensação. O  pet também pode associar as suas saídas como as idas ao médico veterinário, por exemplo, que nem sempre é muito agradável a ele (injeções, banhos, cirurgias...).
Nem sempre o vomito é o único sinal de que o pet não está confortável na viagem, excesso de saliva, se mostrar ofegante e bocejar muito também são sintomas do desconforto do pet ao viajar.
Calma, se o pet tem este comportamento podemos ajudá-lo a tornar isso coisa do passado!
A principio, acostume o pet ao carro, deixe-o entrar, conhecer, ficar em sua caixa de transporte ou sua coleirinha peitoral afivelada ao cinto de segurança, e depois apresente a ele o barulho do carro.
Leve o pet a passeios curtos de carro , como por exemplo, uma volta no quarteirão, parando para um breve passeio de coleirinha e ganhos de petiscos ao chegar, ele associará assim o carro a um passeio agradável aliviando o estresse.
Isso o ajudará se familiarizar com o ambiente, lembre-se cães e gatos gostam de rotina, se sentem seguros com o que conhecem.
Podemos somar isso a algumas regrinhas básicas:
1. Não dê comida ou água ao pet 3 horas antes do passeio ou viagem;
2. Leve-o ao médico veterinário para ver se o pet tem excesso de cera nos ouvidos;
3. Caso o pet comece a salivar muito pare o carro e dê uma volta com ele na coleirinha ou se for gato apenas pare o carro e espere;
4. Se mesmo com todos estes procedimentos o pet continuar a ter náuseas ou estresse ao viajar consulte um médico veterinário para que ele possa auxiliá-lo receitando algum medicamento para o problema, no caso do estresse calmantes fisioterapeuticos com a indicação de um médico veterinário são de grande valia.
No caso de pets paciência é fundamental, lembre-se sempre que o pet tem um tempo diferente do nosso, mas que tudo com paciência terá um final feliz!
Feito este passo a passo o pet estará apto a fazer suas primeiras viagens e os ROTEIROS BATE E VOLTA, são curtos e uma ótima experiencia para todos da família.
Algumas sugestões de ROTEIROS BATE E VOLTA:
Para quem está em São Paulo: - Serra Negra, alguns restaurantes tem espaço externo para o pet poder acompanhar o almoço junto com a família, muitos bares na praça principal com muito lanche bom que deixam o pet à vontade, sem contar o grande número de lojas que rendem ótimas compras de malhas;
                                                  - Socorro: shoppings de malhas que o pet pode circular à vontade, cafés do shopping que o pet é bem-vindo, Sorveteria Treze, fabricação própria e deliciosa, que não cria problema com o pet desde que levado no colo, caso o pet seja grande tem uma mesinha na porta da sorveteria que possibilita que todos se lambuzem com o sorvete;
                                                  - Nazaré Paulista: no centro da cidade a padaria simples do interior  com um pão de queijo dos deuses recebe bem o pet, mas chegue cedo, o pão de queijo acaba rápido pq é muito bom, na represa Marina Pier 44 oferece o Day Use e pets são muito bem-vindos, o restaurante Bar do Peixe na estrada serve uma comida caseira deliciosa e tem área externa para a família poder almoçar na companhia do pet, o único inconveniente do Bar do Peixe é que não aceita cartões, apenas dinheiro ou cheque, Restaurante do Compadre comida típica da roça, o pet é bem-vindo e o inconveniente também é que não aceita cartões, apenas dinheiro ou cheques, próximo ao Restaurante do Compadre após o almoço a família pode se deliciar com a doceria a alguns metros com doces que nos lembram a infância.
Para quem está em Porto Alegre: as serras gauchas são próximas e oferece uma infinidade de passeios com uma gastronomia espetacular, são inúmeras opções em Canela, Gramado, Feliz, Nova Petrópolis, Bento Gonçalves sem contar o clima e o povo gaúcho das serras que é um motivo a mais para querer estar lá!
Para quem está em Vitoria: as serras capixabas são um capitulo a parte, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante são próximas a capital e recheadas de lojas de fazendas aonde se compra café tipo exportação acompanhado com bons queijos, vinhos, frios, biscoitos... e sem contar a vista espetacular da Pedra Azul.
Para quem está Belo Horizonte: Ouro Preto é uma boa pedida, passeios as lojas de esculturas de pedra sabão, a feirinha de artesanato no centro, cachaçarias para quem não for dirigir e o subir e descer das ladeiras podendo ver a maior arquitetura barroca do mundo!
Enfim, se for citar todas as regiões  do Brasil não acabaremos este tópico tão cedo, o citado acima é apenas para mostrar a possibilidade de passeios próximos e rápidos, basta pegar o mapa da sua região que certamente encontrará uma cidade vizinha que agrade a toda família e o pet começará a ser introduzido nas viagens com segurança.
Nunca esqueça, água, ração, panelinhas, paninhos, petiscos, brinquedinhos, caixas de transporte presas ao cinto de segurança, coleirinha peitoral para ser afivelada ao cinto de segurança, paciência e amor para o pet!






10 comentários:

  1. Respostas
    1. que bom Valéria, fico feliz... continue visitando o blog e terá novas e mtas dicas! ;)

      Excluir
  2. É uma iniciativa muito importante porque nos educa. Compartilhar experiências poderá ajudar a diminuir nosso sofrimento e evitar o sofrimento dos bichinhos. Obrigada pela generosidade e amorosidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina Cris, eu que te agradeço pelas palavras e sei o qto vc é defensora destes peludinhhos! ;)

      Excluir
  3. Nosso Juquinha sofria muito náuseas, por varias vezes tivemos que parar em postos de gasolina para ele se recompor e limparmos a cacá!!rsrs Mas hoje ele nem se abala, é ver a chave do carro e ja se anima pra sair!! Vale a pena sair do stress da cidade e relaxar com a família toda!!! Ótima materia!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tivemos que educar ele para viajar, por isso falamos do assunto com experiencia... ;)

      Excluir