terça-feira, 19 de janeiro de 2016

13. PETS X CARRAPATOS E PULGAS

Prevenir é o melhor remédio, já dizia minha avó!
Você pode pensar "meu cão nunca teve carrapatos, nem pulgas, pq teria agora?" Simples, pq muito provavelmente o ambiente em que ele vive diariamente esteja limpo destes parasitas. Mas, vale lembrar que em viagens o pet irá encontrar outros tipos de ambientes (vegetação, animais, redondezas do lugar a se hospedar...) e nós não sabemos como estão estes outros ambientes. Então, cabe a nós a prevenção para garantir a saúde do pet.




PULGAS:
Pulgas podem acometer tanto os gatos quanto os cães, e quando a infestação começa não é fácil acabar com ela.
O pets, gatos ou cães, podem adquirir as pulgas nos passeios pelas ruas, praças, em contato com algum outro pet que já tenha pulgas ou estar em ambientes infestados por elas. Ao adquirir as pulgas em uma dessas situações o pet voltará para casa trazendo as pulgas na pelagem e na própria pelagem os pares (macho e fêmea) se encontrarão, e pasme, a partir do momento em que a pulga fêmea começar a procriar serão 30 ovos por dia, uma pulga vive por cerca de 3 meses, logo serão mais ou menos 2 mil ovos em sua existência. Agora multiplique isso por cada pulga fêmea que nascer na pelagem do pet e terá um pet enfraquecido, incomodado, cansado por se coçar muito e triste. Pois, a pulga se alimenta do sangue do pet, podendo transmitir a ele também vermes e lhe causar anemia. Mas, as pulgas não se alojarão apenas na pelagem no pet, se espalhará pela casa, em frestas, tapetes, papelão.. Então, o pet adquirindo a indesejável pulga além dele todo o ambiente da casa deverá ser tratado. Saiba também que, apenas 5% das pulgas ficão no pet, os outros 95% restante se alojam pela casa. Pulgas que picam pets não picam humanos, mas se o alimento (sangue) for insuficiente para elas, elas poderão sim atacar os humanos da casa também! Caso ocorra uma infestação de pulgas um médico veterinário deverá ser consultado e ministrará os medicamentos recomendados a cada pet. 

CARRAPATOS:
O carrapato é muito mais perigoso que a pulga!
Este parasita pode transmitir a temível doença do carrapato (hemoparasitose) e se apresentar de 2 maneiras ao pet, a erliquiose e a babesiose, e o pet pode ser acometido pelos 2 tipos ao mesmo tempo! Embora, seja muito mais comum se falar em carrapatos em cães, os gatos não estão livres destes parasitas.A DOENÇA DO CARRAPATO PODE MATAR O PET!
A doença do carrapato é infecciosa, a erliquiose é causada pela bactéria que destrói os glóbulos brancos e a babesiose infecta e destrói os glóbulos vermelhos. O carrapato marrom é o principal transmissor da doença do carrapato.
Carrapatos podem se alojar facilmente em telhados, muros, batentes, frestas, embaixo de plantas, etc... lugares com pouca luz os protege da sua sensibilidade a claridade.
Dificilmente um carrapato infectará um humano, pois eles precisam de no mínimo 4 horas para infectar um organismo, e um humano se livra dele muito antes disso, mas os pets não tem a mesma capacidade de se livrar dos carrapatos, por isso precisam de nossa ajuda para eliminar esses parasitas.
A doença do carrapato é transmitida através de um carrapato que foi hospedeiro em um pet infectado e passa para um pet saudável.
A doença do carrapato tem cura, e o quanto antes for diagnosticada melhor. O carrapato não ficará alojado na pelagem do pet depois de se fartar com o seu sangue, o carrapato precisa de um hospedeiro para sobreviver, mas após se fartar do sangue do pet ele irá se soltar e quando precisar de sangue de novo irá se hospedar em outro pet. Sendo assim, muitas vezes pode não se notar a presença do carrapato e cabe ai ficarmos atentos aos sintomas do pet.
Os sintomas da doença do carrapato são semelhantes aos sintomas da Cinomose.
Sintomas: febre, perda de apetite, perda de peso, sangramentos, tristeza, cansaço excessivo, mucosa amarelada ou branca, urina escura, apatia, em uma fase mais aguda o inchaço das patas e até cegueira.
Um diagnostico rápido é fundamental para salvar o pet da doença do carrapato. Caso consiga ver um carrapato que esteja no pet fique atento se o pet começar a apresentar estes sintomas dentro de alguns dias ou até semanas.
Exames de sangue ou testes sorológicos diagnosticarão com exatidão a doença do carrapato.
A qualquer mudança de comportamento do pet ou a qualquer mal estar do pet seja rápido para procurar um médico veterinário, não só na doença do carrapato, como em muitas outras o diagnostico rápido dá ao pet mais chances de sobreviver e viver bem.

Nunca use nenhum produto caseiro para combater pulgas ou carrapatos, apenas use o que o médico veterinário recomendar, um produto errado pode ser fatal para o pet!

Prevenindo: 
-verifique com frequência a pelagem do pet para se houver algum tipo de parasita se tome os procedimentos necessários com rapidez;
-desinfetar com frequência o ambiente em que o pet vive;
-banhos periódicos com produtos veterinários carrapaticidas (sabonetes e xampus);
-coleiras anti pulgas
-aplicar ampolas anti pulgas e anti carrapatos periodicamente (+ ou - de 25 em 25 dias).
O mercado oferece inúmeros produtos na prevenção e no combate a pulgas e carrapatos.

Dica: antes de viajar dê um bom banho no pet e 2 dias após o banho aplique a ampola contra pulgas e carrapatos, sempre seguindo as recomendações do médico veterinário e da bula do produto.
Cuide de quem dedica toda a sua vida apenas a ser seu amigo!













5 comentários:

  1. Amigos do blog VIAJANDO COM MEU PET, nosso Juquinha Au Au foi acometido pela doença do carrapato, foram dias difíceis para toda a família, principalmente para ele, foi em uma das nossas viagens que o Juquinha Au Au se infectou. Por isso, digo por experiencia, ficar atento aos sintomas e comportamentos do pet é impressíndivel para salvá-lo, o diagnostico rápido é a maneira mais eficaz de curar o pet. São muitas idas e vindas ao médico veterinário, muitos exames, muitos cuidados em casa, mas qualquer e quantas coisas forem necessárias para salvar a vida do pet vale muito poder ver hoje o Juquinha Au Au feliz, brincando e saudável! ;)

    ResponderExcluir
  2. Realmente foi um sufoco, tadinho sofreu muito, mas ainda bem que a mamãe percebeu a tempo!!! Foi um grande aprendizado!!

    ResponderExcluir