Você sabia que o seu PET, seja ele canino ou felino, também pode ser um doador de sangue? Pois é, assim como o bicho homem os PETs também podem ajudar a salvar vidas! E, também, como o bicho homem precisa seguir alguns critérios para ser um doador, assim como também poderá usufruir do benefícios de um doador.
O sangue de cães e gatos apenas poderão ser recebidos pelas próprias espécies e são muito importantes para ajudar a salvar a vida de seus semelhantes.
Trauma por atropelamentos, anemia, cirurgias, hemorragias e a doença do carrapato são algumas das causas da necessidade dos PETs em receber a transfusão assim como outras enfermidades graves.
Assim como nos hemocentros que armazenam sangue para o bicho homem passam por dificuldades em ter um bom estoque de sangue os hemocentros para cães e gatos passam pela a escassez de doadores, até mais porque ainda é um assunto pouco divulgado e poucos papais e mamães de PETs tem esta informação.
Caninos e Felinos possuem sangues diferentes, logo necessidades e exigências diferentes para ser um doador e diferentes tipos sanguíneos.
CÃES:
Possuem 8 tipos sanguíneos identificados pela sigla DEA (Dog Erythrocyte Antigen, ou Antígeno Eritrocitário Canino) e vão desde o DEA 1.1 e DEA 1.2 até o DEA 8. Os tipos mais comuns são o DEA 1.1 e o DEA 1.2.
Para ser um doador o PET canino deverá seguir as seguintes exigências:
1. ter entre 1 e 8 anos;
2. ter no mínimo 27 kgs;
3. estar com a vacinação e a vermifugação em dia;
4, ter controle de pulgas e carrapatos;
5. ter boa saúde e não ter passado por transfusão prévia; e
6. se possível ser dócil, pois o PET ficará por volta de 30 a 40 minutos doando o sangue, tempo que a bolsinha de sangue leva para encher.
GATOS:
Possuem 3 tipos sanguíneos A, B E AB (raro). O sangue A é predominante sobre o B e o AB.
Para ser um doador o PET felino deverá seguir as seguintes exigências:
1. ter entre 1 e 7 anos;
2. ter no mínimo 4 kgs;
3. estar com a vacinação e a vermifugação em dia;
4. ter controle de pulgas e carrapatos;
5. ter boa saúde e não ter passado por transfusão prévia; e,
6. se possível ser dócil, pois o PET ficará por volta de 30 a 4a minutos doando sangue, tempo que a bolsinha de sangue leva para encher, sabemos o quanto isso pode ser difícil para um gatinho.
Os benefícios em ser um PET Doador é igual para caninos e felinos, ambos farão check ups e exames físicos periódicos para confirmar a boa saúde, isso inclui hemogramas, função renal, rastreamento completo sobre enfermidades que podem acometer ambas espécies e tipagem sanguínea.
A maioria dos hemocentros veterinários oferecem estes check ups gratuitamente.
Se o seu PET tem os requisitos básicos para ser um doador de sangue faça dele um PET Cidadão, com certeza ele saberá que estará sendo um herói!
Procure um hemocentro veterinário na sua cidade e divulgue, ajude a salvar vidas!
2. CARTEIRINHA DE VACINAÇÃO
13 PETS X PULGAS E CARRAPATOS
Muito interessante essa matéria!! Seria muito bom se todos os papais e mamães que tivessem pets com as características necessárias para doação de sangue levasse seus filhos para ajudarem os semelhantes!!!!
ResponderExcluir