terça-feira, 15 de março de 2016

22. ADOÇÃO CONSCIENTE COM AMIGO 4 PATAS


Todos que seguem e visitam o Blog VIAJANDO COM MEU PET já puderam perceber que é simples viajar com o pet e o quanto é prazeroso dividir momentos de aventura e alegria com toda a família, o pet acompanhando a viagem é uma alegria a mais para todos!
Vc está visitando o blog VIAJANDO COM MEU PET  e ainda não tem um pet? Gostaria de ter? Ou quer aumentar a sua família com mais pets?
Em primeiro lugar, tire da cabeça a compra de pets, vida não tem preço, ao pensar em comprar um pet pense "O quanto vale uma vida? O quanto vale a vida de seus familiares?" E se vc me disser que vai comprar pq quer um cão de raça eu lhe responderei com uma pergunta "Pq quer um cão de raça? Qual é a sua raça? Aposto que vc como todo brasileiro é uma mistura de raças o que o torna, no bom sentido, um vira lata!"
Isso não quer dizer que devemos abandonar os cães ou gatos de raça a própria sorte para trocá-los por um vira lata, afinal, o bicho homem é responsável pela introdução destes animais na sociedade, trazendo-os ao nosso convívio. Porém, se não incentivarmos a criação de cães e gatos para a venda, o comércio de vidas cairá e estes exploradores de vidas terão que arrumar outro modo de ganhar a vida que seja mais digno, Se fizermos uma comparação grosseira da criação de animais de raça para a venda com a escravatura veremos que não é muito diferente, afinal crianças nascidas durante a escravatura se tornavam automaticamente escravos e estavam a qualquer momento postos a venda. E, muito bicho homem branco vivia de engravidar negras para ter o seu sustento tirado da venda de seus filhos.
Mas, quem poderá discorrer do assunto melhor que eu é a Fabiana Auer, uma das coordenadoras do Projeto Amigos 4 Patas:

Blog VIAJANDO COM MEU PET:  Olá Fabiana, é com muita honra que a recebemos em nosso blog.. Vamos começar explicando sobre a ADOÇÃO CONSCIENTE?
AMIGO 4 PATAS: Obrigada por nos cedcer um espaço para falar sobre o assunto aqui no seu blog Rosana!
Antes de pensar em ter um animal em casa, as pessoas precisam pensar na responsabilidade para com esse animal que pode chegar a viver por 15 a 20 anos.
Precisa ser pensado se os custos de idas ao veterinário, vacinas e exames cabem no orçamento, cuidados com os pelos dos animais com banho e tosa não são luxo (fazem parte do bem estar deles), também precisam estar no orçamento, bem como ração de boa qualidade, que garante mais saúde ao animalzinho.

Blog VIAJANDO COM MEU PET: Por que não comprar um pet e sim adotar?
AMIGO 4 PATAS:  A grande maioria da população desconhece que, em São Paulo, há abrigos com 100, 200, 300 e até 600 animais cada um! Muitos desses animais irão viver toda a vida dentro desses abrigos, sem carinho, comida adequada (muitos mal conseguem comer uma vez por dia), sem nenhum conforto e exposto à doenças. Abrigos não são hotéis 5 estrelas, são mantidos, em sua grande maioria, por pessoas bem simples, que abdicam de suas vidas para cuidar de animais que pessoas irresponsáveis abandonam. Este abandono acontece de várias formas: alguns são jogados para dentro dos muros dos abrigos (muitos se machucam nessa hora), outros são amarrados no portão... Vale lembrar que maus tratos e abandono de animais é crime Federal segundo a lei 9.605 art. 32.
Cada animalzinho desses que mencionei tem uma personalidade única e todos são capazes de trazer muitas alegrias a um lar.
Por que não ceder um espacinho da casa e do coração para um anjo desses?

Blog VIAJANDO COM MEU PET: Você poderia nos contar um pouco sobre a crueldade a que são submetidas as ditas "matrizes" dos criadores de animais de raça?
AMIGO 4 PATAS: Alguns criadores (chamados Criadores de fundo de quintal) fazem a cruza dos animais a cada cio, o que deixa as matrizes muito judiadas. Eles não se importam com a saúde das matrizes, muito menos com a do filhote que você leva para casa. Criador de fundo de quintal não se importa se o cruzamento é co-sanguineo (pais, filhos e irmãos cruzando) ou se as matrizes tem doenças transmissíveis aos filhotes.
O Criador de fundo de quintal pode até ser da sua família, aquela pessoa que acha que o cachorro é parecido com o seu ou da mesma raça e pede para cruzar para ter um filhotinho, sem se importar em verificar através de exames a saúde dos dois animais antes da cruza, também é um criador de fundo de quintal!
Ao comprar um animal no pet shop, todo limpinho e fofinho, você está financiando sofrimento das matrizes. 

Blog VIAJANDO COM MEU PET: Quais são os requisitos para um bom adotante?
AMIGO 4 PATAS: A pessoa precisa estar disposta a ter um animal em casa, entender que ele vai trazer não só muita alegria, como também gastos extras, que tenha local seguro para abrigar o animal, que entenda que não pode de jeito nenhum deixar o animal solto na rua para dar uma voltinha (ele pode ser atropelado, levado embora por outras pessoas e estar exposto à muitas doenças ou até envenenamento). Para adotantes de gatos, precisa ter apartamento telado ou casa onde o gato não consiga chegar de jeito nenhum à rua.

Blog VIAJANDO COM MEU PET: Nas feirinhas de adoção quais são os documentos necessários para a ADOÇAO CONSCIENTE?
AMIGO 4 PATAS: O adotante precisa ser maior de 18 anos (mas só é liberada adoção com autorização dos pais caso more com eles), levar CPF, RG e comprovante de residência.
Quem for adotar um gatinho precisa levar a caixa de transporte, item super importante para transportar o gatinho com segurança!

Blog VIAJANDO COM MEU PET: É cobrado alguma taxa para a ADOÇÃO CONSCIENTE?
AMIGO 4 PATAS: Sim. Cobramos a taxa de R$ 50,00 que é revertida para ajudar a manter o projeto, que é todo feito com ajuda voluntária.
Com esta taxa conseguimos pagar impressão de cartazes para divulgar o evento e eventuais medicamentos que alguns animais que venham para a feira possam precisar.

Blog VIAJANDO COM MEU PET: Conte-nos um pouco como estes pets são entregues á sua nova família? Vacinados, castrados, etc...?
AMIGO 4 PATAS: São entregues castrados e vacinados.
Só participam dos eventos de adoção animais castrados!

Blog VIAJANDO COM MEU PET: Vamos falar sobre o seu projeto AMIGOS 4 PATAS? Como começou? Filosofia do projeto, responsabilidade social, como funciona, de onde vem os animais a serem adotados e o que mais quiser nos contar...
AMIGO 4 PATAS: O Projeto Amigos 4 Patas começou em 2006, na semana de voluntariado de uma empresa multinacional. A empresa incentiva funcionários a serem voluntários, porém, não recebemos verba da empresa.
Em 2016 completamos 10 anos!
O projeto funciona da mesma maneira: uma vez por ano escolhemos um abrigo para ajudar.
Fazemos um contrato onde nossas obrigações são realizar eventos de adoção mensais e eventos de arrecadação de verba para fazer melhorias estruturais no abrigo escolhido, proporcionando uma vida mais digna aos animais que ainda estão aguardando um lar e para o protetor que cuida deles.
A obrigação deste protetor é permitir que façamos as melhorias em seu abrigo e levar animais para nossos eventos de adoção mensal.
Toda a verba arrecadada em cada evento (que pode ser bingo, bazar, almoços ou jantares, entre outros), é revertida para a obra de melhoria no abrigo.

Blog VIAJANDO COM MEU PET: Como o projeto AMIGOS 4 PATAS se sustenta?
AMIGO 4 PATAS: Todo o projeto é feito de forma voluntária, se mantendo através de doações, venda de produtos da nossa lojinha e da taxa de adoção.

Blog VIAJANDO COM MEU PET: Aos amigos que visitam e seguem o blog que estão lendo esta matéria e queiram ser um colaborador do projeto, o que devem fazer? Quais são as maneiras que um colaborador pode ajudar o projeto AMIGOS 4 PATAS?
AMIGO 4 PATAS: Tem várias maneiras de ajudar
 Adotando um animal (consciente de tudo que falamos antes) 
Sendo voluntário do projeto (envie um email para fabiana.auer@gmail.com com o título “Voluntário” ) 
Fazendo doações em dinheiro para ajudar na obra no abrigo
Fazendo doações de material de construção para a obra no abrigo /                         
Fazendo doação de jornais, casinha, caminha, toalhas velhas, ração para cães e gatos, guias e coleiras, areia sanitária para gatos, medicamentos e qualquer outro item que seu animal não use mais e esteja em bom estado (podem ser  entregues em nossos eventos de adoção mensais).

Blog VIAJANDO COM MEU PET: Em qual local e com que frequência acontecem as feirinhas do projeto AMIGOS 4 PATAS?
AMIGO 4 PATAS: Os eventos de adoção acontecem uma vez por mês no Pão de Açúcar do Tatuapé. Sempre na segunda quinzena de cada mês.
A data exata é divulgada antes e é marcada de acordo com a disponibilidade do mercado e do nosso parceiro que transporta toda nossa estrutura de gaiolas e cercados.

Blog VIAJANDO COM MEU PET: Estamos falando em um blog que tem visitantes do mundo todo, aos que não estão em nossa região, São Paulo, e querem adotar um pet, como devem fazer para procurar uma feirinha de ADOÇÃO CONSCIENTE confiável em sua região?
AMIGO 4 PATAS: Toda cidade tem um CCZ (centro de controle de zoonoses). Com certeza lá terá um amigo esperando por uma família. O Google também ajuda muito a achar projetos como o nosso na região próxima do adotante.

Blog  VIAJANDO COM MEU PET: Caso um bom adotante fora da região de São Paulo queira adotar um pet do projeto AMIGOS 4 PATAS existe esta possibilidade?
AMIGO 4 PATAS:  Desde que a gente consiga fazer o acompanhamento da adaptação do animal, até pode ser feito. Tivemos o Davi, adotado em Curitiba, onde uma protetora amiga fez o acompanhamento da adoção, o Zeca, resgatado por mim e adotado em Leme (interior de São Paulo) por uma zootecnista amiga e a Maya, também resgatada por mim, adotada por uma vizinha da minha mãe lá no Rio de Janeiro.

Blog VIAJANDO COM MEU PET: Fabiana, o nosso blog é um grande admirador do seu empenho e trabalho em prol destes amigos de pelos e patas, nós só temos a agradecer tudo o que você faz e ainda encontrar tempo para nos dar a honra de participar do blog. Obrigada!
AMIGO 4 PATAS: Obrigada a você e aos leitores do blog por se interessarem pelo assunto e se sensibilizarem com a causa!

AMIGOS 4 PATAS EM AÇÃO

Vacinação no Abrigo Vira-Lata Feliz:






Obras do Abrigo Vira-Lata Feliz, obra realizada com a arrecadação do Bingo/2015:






Bingo para arrecadação de verbas:























Feira de Adoção Consciente Projeto AMIGOS 4 PATAS:












































Contato AMIGO 4 PATAS: 
- página facebook:  https://www.facebook.com/Amigos4Patas/?fref=ts
- instagram: @amigos4patas

Próxima feira de ADOÇÃO CONSCIENTE:
AMIGOS 4 PATAS/CHIC É ADOTAR




Todos os eventos do Projeto AMIGO 4 PATAS serão divulgados neste blog, fique atento, participe, visite, colabore, faça a diferença!

5 comentários:

  1. Obrigada pelo carinho e dedicação em ajudar os animais!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo carinho e dedicação em ajudar os animais!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa e bem feita essa materia sobre adoção, o que mais vale em adotar um amigo de pelo e pata é a alegria e obem que eles nos trazem, a gratidão deles estão estampadas nos olhinhos deles, e estão felizes somente pelo fato de poder nos dar carinho, temos 3 que foram adotados, não tem dinheiro no mundo que pague o que eles nos oferece!!! Obrigado a Fabiana ao Amigo 4 Patas e todos os protetores que abrigam e dão dignidade a estes pequenos que não podem se defender da maldade do ser humano!!!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o seu blog, mas conheço bem o Projeto Amigos 4 Patas. Graças a eles tenho hoje em casa 4 peludos, sendo 3 deles adotados nas feiras de adoção dos Amigos 4 Patas. A Rebeca, a cachorra mais doce da face da terra, que foi adotada em 2013, a Lily, uma gatinha muito dengosa e carinhosa, e a Maju, uma cachorrinha cheia de personalidade e muito amorosa, ambas adotadas em 2015. E o Manolo,o gato que abriu meu coração para os felinos e foi adotado em 2014. Me apaixonei por ele através de uma foto compartilhada no Facebook. Hoje não consigo nem lembrar como era minha vida sem eles. A alegria, o amor e o bem que eles fazem a mim e minha família são imensuráveis.

    ResponderExcluir